Construtores estão otimistas com Festival da Casa Própria

Os discursos feitos na abertura do Festival da Casa Própria pelas lideranças empresariais e pelo superintendente da Caixa Econômica Federal na Paraíba refletiram o clima de otimismo do setor com o evento e com o desempenho do mercado imobiliário em 2018.

Logo no primeiro dia do evento, anteontem,  já ocorreram vendas por algumas empresas participantes. O fluxo de visitantes mostrou que o paraibano mantém o desejo de comprar o imóvel próprio como uma prioridade. Com acesso gratuito e a oferta de certa de 6.000 unidades, em todos os bairros de João Pessoa e empreendimentos na região metropolitana, o festival tem lançamentos, imóveis prontos, usados, lotes de condomínios urbanos e rurais.

O presidente do Sinduscon-JP, João Barbosa de Lucena, destacou que no segundo semestre de 2017 iniciou a retomada do setor, e que acredita que na superação da crise, pois outros setores estão com um desempenho positivo como o de veículos. O empresário incentivou o público para realizar a compra do imóvel neste momento que está muito favorável, pelas condições econômicas, com juros menores, queda da inflação e oferta de imóveis de vários tipos.

Importância de parceria

Já o presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, enfatizou a importância da parceria entre as entidades para a promoção do Festival da Casa Própria, pois essa união traz bons resultados em negócios e afirmou que, até o momento, cerca de R$ 50 milhões em negócios já foram realizados. Outro aspecto que ele destacou foi a presença da Caixa Econômica Federal, o que reforça a credibilidade do evento.

Por sua vez, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinicius, revelou que, em 2017, a instituição financeira aplicou na Paraíba, R$ 1,2 bilhão, concedendo crédito para mais de 13.500 moradias. Ele adiantou que, com o novo orçamento e as novas regras, a Caixa vai continuar atuando fortemente no setor de habitação, no qual o banco é responsável por 74% do crédito ofertado.

Também falaram o representante do Sebrae,  Antônio Felinto Neto, sobre o programa que está sendo executado para fortalecer a cadeia produtiva da construção civil, com apoio às empresas fornecedoras de produtos e serviços para as construtoras; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Paraíba, Hélder Campos, elogiando a iniciativa das entidades; o presidente do Sindimóveis, Garibaldi Porto, que também destacou a parceria entre as entidades e, por fim, o diretor da NET, Marcos Santos, agradeceu a parceria que viabilizou o evento.