Convênio entre Cofeci e Caixa dá exclusividade a corretores de imóveis na comercialização de imóveis retomados

O Sistema Cofeci-Creci assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para abrir mercado para os corretores de imóveis. Pelo acordo, os profissionais interessados poderão se inscrever em seus respectivos Regionais, para comercializar os imóveis retomados pela instituição bancária e já disponíveis para venda direta.

Há cerca de 24 mil propriedades em carteira, com previsão de ingresso de outros 20 mil imóveis ainda neste ano, segundo antecipou o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, em reunião com o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva. A remuneração será de 5% sobre o valor da propriedade, pagos pela Caixa ao corretor imobiliário.

Experiência bem sucedida

“Temos que colocar nossa carteira de imóveis nas mãos de quem entende”, disse o vice-presidente de Operações Corporativas da Caixa, Marcelo Prata, durante a audiência de celebração do convênio. A parceria repete uma bem-sucedida experiência, ocorrida nos anos 90, que foi coordenada então pelo atual presidente do Cofeci. A Caixa, na época, firmou o primeiro convênio do gênero com os corretores de imóveis. O êxito daquela experiência ajudou a dar celeridade nos entendimentos entre o Sistema Cofeci-Crecia e a Caixa para firmar o convênio atual.

“Em pouco tempo nossa categoria vendeu milhares de imóveis e ainda conseguiu bons acordos para a desocupação das propriedades que estavam ocupadas”, relembra o presidente João Teodoro. Muitas das propriedades da listagem atual também poderão estar habitadas, informação esta que deverá ser passada aos possíveis compradores.

De acordo com levantamento preliminar da Caixa, a maioria expressiva da carteira é composta por imóveis residenciais, de um, dois e três dormitórios. O valor médio das propriedades é de aproximadamente 250 mil reais. Assim que a Caixa passar a relação detalhada das propriedades, os Creci’s irão disponibilizar mais informações e divulgar um cronograma de trabalho a todos os interessados.

Exclusivo para adimplentes

Para participar desse convênio, os profissionais deverão estar em dia com suas obrigações junto aos Conselhos Regionais. A comercialização dos imóveis deverá acontecer a partir de março. Até lá, haverá um mapeamento dos imóveis por Estado, informações repassadas aos Creci’s para orientar os corretores interessados e a realização de um treinamento para que os corretores de imóveis possam atender melhor o cliente dentro das normas desse convênio.

Nesse treinamento, haverá informações sobre o perfil dos imóveis, a distribuição por sorteio aos profissionais, quais estão ocupados ou desocupados, as modalidades de financiamento que a Caixa irá oferecer – o que já facilita o processo de vendas –, entre outras informações. Cada propriedade será exclusiva do sorteado, que terá um período para realizar a comercialização.