Creci-PB lança pesquisa para nortear mercado imobiliário

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba lançará às 18h30 desta quinta-feira no auditório do Órgão, o projeto de pesquisa de mercado “Demanda Imobiliária”, que tem como principal objetivo disponibilizar dados estatísticos essenciais ao desenvolvimento de ações no setor. Na ocasião, também será apresentado o I Feirão da Casa Própria.

Nesse contexto, serão coletadas informações, resguardadas por termo de confidencialidade, através da empresa IP4 Pesquisas, junto a imobiliárias, corretores, construtoras e incorporadoras nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde, acerca, por exemplo, de crescimento real do mercado, número mensal de locações, comportamento de preços, espécie de imóveis mais vendidos e em quais bairros estão localizados.

Critérios

A pesquisa Demanda imobiliária terá duração de 12 meses, a coleta de dados será realizada entre os dias 5 e 10 de cada mês e os dados colhidos serão relacionados ao mês anterior. No próximo mês de março, serão divulgados os dados relativos aos meses de janeiro e fevereiro.

Como o foco é saber individualmente o volume de negócios de cada empresa, é assegurado o anonimato às imobiliárias, corretores, construtoras e incorporadoras participantes, cujo controle se dará através de um código numérico que lhes será atribuído.

Os questionários serão enviados por e-mail para os corretores e empresas imobiliárias cadastradas e preenchidos pela internet por meio de um link através de computador, tablet ou celular. Os dados relativos a pesquisa serão divulgados, após o dia 15,  na imprensa local, bem como no site do Creci-PB. Os corretores de imóveis e as empresas cadastradas  receberão por e-mail os resultados mensais da pesquisa e ao final do estudo receberão um CD com o conteúdo e evolução dos 12 meses pesquisados.