Documentos para Inscrição

Informações importantes – Inscrição pessoa física e jurídica

Protocolo e taxa

No protocolo do requerimento de inscrição, o (a) interessado (a) pagará um boleto único de taxa que se refere a inscrição, emissão de cédula de identidade (pessoa física) ou certificado (pessoa jurídica)e a anuidade do exercício (que é cobrada proporcional a data do requerimento). Ressalta-se que o requerimento só gera processo e emissão de boleto, quando é apresentada todas as documentações exigíveis e assinado os formulários necessários.

Etapas do processo de inscrição

O processo de inscrição é composto por várias etapas desde o protocolo do requerimento, consulta ao setor de fiscalização e financeiro, parecer jurídico, parecer da comissão de análise de processo de inscrição (Coapin), para posterior ser autorizado pelo presidente a inclusão para homologação do plenário.

Autorização para início do exercício

Apenas o requerimento com protocolo e pagamento da taxa não autoriza a prática do exercício da profissão (pessoa física ou pessoa jurídica). O requerente deve aguardar a autorização por escrito do Conselho e a disponibilidade do número de inscrição para baixar a carteira digital e certidão (quando se tratar de inscrição aprovada de forma provisória).

Entrega das credenciais definitivas

Os corretores e empresas imobiliárias receberão suas credenciais definitivas em Solenidade oficial a ser designada pelo CRECI-PB, onde serão previamente convocados, nesta oportunidade os novos inscritos prestarão o Juramento da profissão.

É condição obrigatória a participação na Solenidade, pois a inscrição definitiva só se efetiva quando o pleiteante, presta o compromisso na Solenidade e recebe sua cédula de identidade profissional ou certificado, conforme determina o art. 19 da Resolução-COFECI 327/92.

O não comparecimento do requerente ou de seu representante legal (autorizado através de procuração específica) a Solenidade para as formalidades legais, ocasiona o imediato cancelamento de autorização provisória e/ou da inscrição.

 

Formulário de Inscrição Pessoa Física com Diploma

👉 Clique aqui

Formulário de Inscrição Pessoa Jurídica

👉 Clique aqui


Inscrição de Estágio

Modelo de Requerimento para Supervisão de Estágio

Lista de documentos para estágio 


Confira abaixo documentos informativos que tratam sobre o estágio

Lei do Estagio nº 11.788/2008

Resolução COFECI Nº 1.476/2022